A Escola dos 7 Portões nasceu de um sonho de oferecer uma educação

que entenda o ser humano de forma mais global e menos segmentada.

A educação tradicional, criada para formar “peças” para o mercado de trabalho

desde o inicio da revolução industrial, precisa ser transformada e atualizada

para os moldes de novos tempos.

Atentos à necessidade de um maior desenvolvimento da consciência humana

junto ao desenvolvimento tecnológico atual, percebemos a urgência de uma formação

mais ampla do ser humano, não apenas em seu aspecto físico-material, como também,

em seus campos emocionais, mentais e espirituais, sobretudo no que tange à construção

de valores, virtudes e maior consciência coletiva para a construção de um mundo

mais humanizado e menos desigual.

A Escola dos 7 Portões tem uma proposta de cursos predominantemente virtuais,

mas que conta com um espaço físico no município de Araçariguama (SP) dentro da

Vila dos Portões (antiga Casa dos Contos), um maravilhoso acervo de peças de

demolição rodeado por matas verdes e jardins.

A Equipe

cris bio.jpeg
babi bio.jpeg
gra bio2.jpeg

Cristina Mattoso

Nasceu em São Paulo em 1948 e

desde 1975 mora em Campinas.

Tem grande interesse por Educação, Literatura, Música, Artes Plásticas e Política. Acompanhou o trabalhou de sua mãe, Leyla,  de 1966 a 1971, garimpando peças dos antigos casarões.

Em 2013 com o apoio de suas irmãs, iniciou uma reforma no sítio em Araçariguama. Hoje começa a ver o início da realização do desejo de três gerações, Leyla, Cristina e Graziela, de apoiar, divulgar, proporcionar conhecimentos em diversas áreas, dentre elas, Arte, História, Autoconhecimento e Educação.

Hoje desenvolve um trabalho de cidadania

“De Olho na Mudança” e escreve  histórias

para crianças.

Tem formação como Helper de Pathwork®️.

Fabio Bergamini

Bacharel e Mestre em música pela Unicamp, complementou seus estudos nos Estados Unidos (Berklee e Calarts). Cursou a especialização em etnomusicologia na Universidade Nova de Lisboa em Portugal, onde foi por dois anos integrante do Grupo Madredeus. Já tocou e gravou com artistas renomados no Brasil e exterior.

Tem atuado como professor universitário no Souza Lima, Instituto Vera Cruz, Unimep, Unisant’Anna e IBFE. Já trabalhou em escolas e projetos sociais como “Bate Lata” Projeto Guri, EM&T, Colégio Notre Dame e Escola de Música de Cascais em Portugal.

Trabalhou por dois anos no projeto “Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada”. É autor dos livros didáticos de bateria do Projeto Guri.

Em 2016 foi convidado a ser professor da Swarnabhoomi Academy of Music em Chennai- India. Atualmente é professor da St Nicholas School, do Instituto Vera Cruz, do IBFE, e da pós em Música Popular na faculdade Souza Lima.

Lançou em 2022 o álbum "Nandry" com

músicas do mundo.

Graziela Bergamini

Psicóloga graduada pela PUC-Campinas, participou de cursos de extensão em Harvard e Lesley College nos Estados Unidos.

Fez formação em Coordenação de Grupos pela SBDG, é facilitadora de grupos de Pathwork (Eva Pierrakos), formada em Professional Coaching pela SLAC com certificado internacional.

É também autora dos livros "Viagens de uma Psicóloga em Crise" e "Fora de Casa", ambos sobre viagens e autoconhecimento.

Atende há 15 anos em consultório e ministra palestras e treinamentos na área do desenvolvimento humano.